" Meu cultivo de cogumelos Shiitake - Notícias e Curiosidades

Breaking

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Meu cultivo de cogumelos Shiitake

Por Nana Índigo


Além da necessidade permanente de criar fontes de recursos para o santuário, eu sou apaixonada por estudar e pela Natureza, por tudo o que envolve algo sustentável, que respeite a Terra e seus biomas e foi juntando tudo isso que me veio a ideia de fazer um curso de cultivo de cogumelos Shiitake.


Busquei na internet várias fontes de pesquisa e completei com uma imersão com um grupo de agrofloresteiros do Sul, chamados @pronobisagroflorestal que lidam com a terra com muito respeito. Aprendi a fazer o cultivo e fiz uma proposta ao Fidel e ao Manuel, que são os rapazes que abraçaram os trabalhos aqui no santuário, muito mais por carinho do que por profissão, e pus a mão na massa! Comprei as sementes, cortamos as toras de eucalipto que são daqui mesmo, do santuário e decidi iniciar a produção em parceria com os meninos. 

Fazemos tudo num processo artesanal e logo construiremos a estufa para a colheita que deve levar alguns meses. Estamos animados, pois além de colher para nosso consumo e para servir no hostel, também forneceremos para os mercados da região. O processo inicial leva algum tempo, mas depois da primeira colheita, ela se faz semanal e será ainda um benefício para a terra do santuário, pois as toras  em decomposição se tornam um adubo natural maravilhoso para as outras plantações de milho, mandioca, abóbora e feijão, que iniciaremos no final de setembro!

O cogumelo Shiitake é um alimento muito apreciado por seu sabor e valor nutritivo, compondo uma diversidade de pratos deliciosos que farão parte do cardápio do hostel vê de cursos da cozinha do @pecadovegano que em breve será parte das atividades disponíveis para os hóspedes do santuário.


Nana Índigo é fundadora do Santuário Animal Sente

Nenhum comentário:

Postar um comentário